A Minha Rua
 
 
Você está aqui:

Gastronomia

 
Dos pratos típicos da Freguesia destacam-se a sopa de navalheiras, a sopa de lagosta, o arroz de marisco, a açorda de marisco, e os pratos confeccionados à base de peixe fresco e marisco.
 
            Eis algumas receitas:

        Sopa de Navalheiras

 
           Ingredientes:

 

            1 kg de navalheiras cruas

            2 cebolas grandes

            1 dente de alho

            1 folha de louro

            1 ramo de salsa, 1 dl de azeite,

            100 gr de manteiga

            60 gr de farinha de trigo torrada

            2 colheres de sopa de polpa de tomate

            2 dl de água, 1 cálice de conhaque,

            1 cálice de vinho da Madeira

            piri-piri q.b.

            sal q.b.

            pão torrado a gosto.
 
            Preparação:

Lavam-se as navalheiras cruas e cortam-se ao meio, aproveitando o molho que elas deitam, e reservam-se. Picam as cebolas e o dente de alho, mistura-se a folha de louro, o ramo de salsa e deixa-se refogar. Depois junta-se a polpa de tomate e ferve um pouco. Adiciona-se a água e quando ferver deitam-se as navalheiras e o m olho que se reservou. Ferve cerca de dez minutos. Desfaz-se a farinha torrada num pouco de água e junta-se ao caldo. Rega-se com os vinhos e volta ao lume para cozer a farinha. Serve-se com quadrados de pão torrado.

 

 

Sopa de Lagosta


            Ingredientes:

                1 lagosta com 1 kg +/-

2 cebolas grandes

2 dl de vinho branco seco

pimenta em pó q.b.

1 raminho de coentros

1 raminho de salsa

650 grs de tomate fresco pelado e amassado

2 colheres de sopa de aguardente

3 batatas médias

2 boas cenouras

sal grosso q.b.

3 dentes de alho

1 colher de sopa bem cheia de manteiga

1 dl de azeite

12 grãos de pimenta

1 chávena de chá de arroz

1,5 litro de água

 

Preparação:
Numa caçarola com capacidade para 5 litros faz-se um caldo com a água, as batatas descascadas e cortadas aos bocados, 1 cebola também cortada aos bocados, a cenoura cortada em tiras finas, o vinho branco, sal e os grãos de pimenta. Estando tudo bem cozido, o que leva 30 minutos de fervura, mete-se dentro a lagosta e deixa-se cozer mais 30 minutos. Num tacho faz-se o refogado com a outra cebola bem picada, a cenoura ralada e o azeite. Assim que a cebola começar a alourar, junta-se 5 dl de caldo da cozedura da lagosta passado por um passador e o tomate amassado. Tira-se a carne toda da lagosta e das patas e corta-se em cubos com 1 cm de lado, bem como os corais ou ovas se tiver. A cabeça pisa-se num almofariz fortemente e junta-se ao caldo da cozedura que ficou com os vegetais, levando ao lume para ferver por mais 15 minutos.
Retira-se do lume e passa-se por um passador fino. Junta-se este caldo ao outro da cebola e tomate, o arroz, as ervas picadas, os alhos picados, a pimenta, a aguardente e a lagosta aos bocados. Ferve-se tudo por mais 20 minutos. Rectifica-se os temperos e serve-se bem quente.

 

 

Arroz de Marisco

 

Ingredientes:

 

500 grs de mexilhão

400 grs de arroz

500 grs de amêijoas

500 grs de camarão

4 bocas de sapateira

4 colheres de sopa de azeite

1 cebolas médias picadas

50 grs de margarina

2 dentes de alho picados

1 molhinho de coentros

picante q.b.

sal

1 dl de vinho branco

 

Preparação:
Limpe e lave os mariscos. Coza-os e descasque-os, aproveitando a água de todos eles, e deixando alguns camarões inteiros para decoração. Com as cascas e cabeças do camarão faça um bom caldo. Refogue os alhos picados e as cebolas no azeite e margarina, sem deixar queimar. Junte o caldo e o vinho. Deixe levantar fervura e junte o arroz (4 chávenas de caldo para 1 de arroz). Deixe cozer por 12 minutos, junte os mariscos e os coentros picados, rectifique os temperos e deixe ao lume por mais 3 minutos. Retire o tacho do lume e decore com alguns camarões inteiros. Sirva de imediato.
Estes pratos regionais podem ainda ser saboreados com um vinho da região. Em tempos, no lugar de Vale do Paraíso, existiam vinhas que produziam uns excelentes vinhos brancos e tintos. Actualmente, a quase totalidade da vinha foi arrancada.

 

Copyright © 2009 Junta de Freguesia de São Martinho do Porto