A Minha Rua
 
 
Você está aqui:

Caracterização


A vila de São Martinho do Porto, sede de Freguesia do Concelho de Alcobaça é a mais famosa e importante estância balnear do concelho.

 
Foto gentilmente cedida por Pedro Libório (http://www.pbase.com/pliborio/)

São Martinho do Porto é uma Freguesia do concelho de Alcobaça,  do distrito de Leiria, abrange uma área de cerca de 15,01 quilómetros quadrados, está situada na Estremadura, no litoral português, a cerca de 20 quilómetros da sede do concelho e a 45 quilómetros da capital do seu distrito.

Tem como Freguesias limítrofes as de Famalicão da Nazaré, Alfeizerão e Salir do Porto. Esta povoação cresceu junto de uma enseada que, pela sua forma de vieira, foi apelidada de concha de São Martinho do Porto.

A Freguesia é constituída pelos lugares de Vale do Paraíso, Serra dos Mangues, Venda Nova e Bom Jesus. Além da praia de São Martinho, do Porto também lhe pertencem a praia da Gralha e a parte sul da praia do Salgado. É delimitada a norte pelo lugar de Famalicão da Nazaré e a sul pelo lugar de Salir do Porto.

Quanto ao seu clima, a região possui um clima atlântico ameno, de fraca amplitude térmica, com uma média de temperaturas máximas de 18 graus C e temperaturas mínimas de 11 graus C, onde o sol brilha cerca de 2600 horas por ano. A temperatura máxima registada normalmente é de 24 graus C.

A Baía de São Martinho do Porto é uma bacia marítima de forma oval, tendo o eixo maior no sentido nordeste-sudoeste 1400 metros e o eixo menor noroeste-sueste 900 metros. Comunica com o oceano Atlântico através da barra que se abre entre os morros do Farol e de Sant’Ana.

Copyright © 2009 Junta de Freguesia de São Martinho do Porto